Pesquisa

Sobre

A pesquisa na FACISB tem como objetivos principais:
Produzir conhecimento científico e tecnológico e de inovação nas mais diferentes áreas e dimensões que revertam em benefícios para a comunidade, bem como contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e para a melhoria da qualidade de ensino da Instituição.

AS ATIVIDADES DE PESQUISA NA FACISB TÊM COMO MISSÃO:

I. Promover o desenvolvimento científico da Instituição, estimulando o corpo docente e discente para a pesquisa científica;
II. Estimular o envolvimento dos pesquisadores nas atividades de orientação aos discentes;
III. Realizar investigações que possam contribuir para o progresso da Medicina e áreas afins;
IV. Estimular o desenvolvimento de projetos que envolvam o estabelecimento de colaborações científicas; V. Estender à comunidade externa e interna e ao ensino o resultado das pesquisas, promovendo e estimulando a divulgação do conhecimento técnico e científico.

Clique Aqui Para obter o regulamento da Pesquisa.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

As atividades de pesquisa são organizadas em 3 grandes áreas de concentração, definidas de forma a contemplar as diferentes linhas de pesquisa específicas do corpo docente:

I. Biologia Humana e Experimental:
Abrange pesquisas na área básica, contemplando o estudo de aspectos moleculares, celulares e fisiológicos dos sistemas orgânicos humanos, utilizando desde amostras humanas até modelos in vitro e in vivo.
II. Saúde do Indivíduo, Família e Comunidade:
Abrange pesquisas na área clínica, contemplando o estudo de aspectos de epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, assim como a relação entre os pacientes e a equipe multiprofissional, humanização, qualidade de vida e comportamento humano.
III. Educação em Saúde:
Abrange pesquisas na área da educação médica, contemplando o estudo de processos e resultados em todas as fases da formação do profissional médico, assim como pesquisas que se possam traduzir em ações de educação para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

LISTA DE PESQUISADORES DA FACISB

Clique Aqui para obter a lista dos Pesquisadores.

Programa de Iniciação Científica - PIC

O Programa de Iniciação Científica na FACISB tem como objetivo principal:
O Programa de Iniciação Científica (PIC) da FACISB, sob supervisão da Coordenação de Pesquisa do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CPGPE), tem por finalidade oferecer aos acadêmicos do curso de Medicina a oportunidade de aprimorar a sua formação por meio do desenvolvimento científico. As oportunidades se traduzem na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, participação em congressos e vivências que proporcionem o desenvolvimento científico dos estudantes e da Instituição.

QUEM PODE PARTICIPAR?


Os alunos matriculados na FACISB e interessados em candidatar-se ao programa devem procurar os professores que realizam atividades de pesquisa e manifestar o seu interesse. Uma listagem dos professores FACISB que se encontram engajados em atividades de pesquisa e suas relativas áreas de concentração e linhas de pesquisa encontra-se disponível junto à CPGPE e no site Institucional.

Clique Aqui para obter o Regulamento PIC.

PROGRAMA DE INCENTIVO AO PESQUISADOR - PIP

O QUE É ?

A FACISB propõe-se a auxiliar e incentivar o docente pesquisador vinculado à Instituição através de um Programa com regulamento próprio para auxílio financeiro direcionado à pesquisa.

QUEM PODE PARTICIPAR?


Têm direito a participar no PIP todos os professores com título de Especialista, Mestre ou Doutor obtido em programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecido pela CAPES, que possui vínculo formal com a FACISB, após aprovação pela Coordenação de Pesquisa. Os professores interessados em participar no PIP devem realizar a sua inscrição no período divulgado anualmente pela Coordenação de Pesquisa, por meio de formulário próprio. Todos os professores devem comprovar sua titulação acadêmica na ocasião da inscrição, possuir o Curriculum Lattes cadastrado e atualizado (últimos 90 dias) na Plataforma Lattes e entregar o formulário de cadastro do(s) projeto(s) de pesquisa.

Clique Aqui para obter o Regulamento PIP.

MD-PHD FORMAÇÃO DO MÉDICO PESQUISADOR

Este programa representa uma oportunidade única para os estudantes de medicina se envolverem formalmente em investigação biomédica/clínica no início de sua carreira. Tem como principais objetivos integrar a pesquisa básica, translacional e clínica na formação acadêmica do médico, de modo a formar um profissional altamente motivado tanto para a prática médica quanto para a pesquisa científica. Busca, além disso, reduzir o tempo de formação do médico pesquisador. Neste programa, o discente interrompe a graduação e inicia as atividades relacionadas à sua tese de Doutorado (com prazo máximo de 36 meses). Ao final do Doutorado, ou seja, após a defesa da tese de Doutorado, o discente retorna para o curso de Medicina de forma a cursar o quinto e sexto ano e, assim, obter o título de Médico. O diploma de Doutorado só será homologado após a obtenção do Bacharelado em Medicina.

QUEM PODE PARTICIPAR?


O programa destina-se a discentes do oitavo período do curso de Medicina da FACISB de excepcional desempenho, motivação e com profundo interesse na carreira científica.
A participação no programa possui os seguintes pré-requisitos:

  • Estar cursando o oitavo período do curso de Medicina – FACISB;
  • Ter participado de programa de Iniciação Científica por pelo menos 1 ano;
  • Não ter reprovação em seu histórico acadêmico;
  • Ser aprovado em seleção interna da faculdade como candidato ao programa MD/PhD (Como o programa destina-se a graduandos de excepcional qualificação e motivação, candidatos podem não ser selecionados.);
  • Ser aprovado em processo seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos (HCB);
  • Ter um professor orientador devidamente cadastrado no Programa de Pós-Graduação em Oncologia do HCB.
Clique Aqui para obter o Regulamento MD-PhD.

Coordenação de Pesquisa

A coordenação de Pesquisa da FACISB tem como atribuições:
I. Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Instituição, estimulando o corpo docente e discente para a pesquisa científica e inovação;
II. Coordenar e normatizar as atividades de pesquisa realizadas pelos docentes e discentes da Instituição;
III. Normatizar a utilização de recursos Institucionais destinados para a realização de atividades de pesquisa científica através do PIP – Programa de Incentivo ao Pesquisador;
IV. Organizar e coordenar as atividades de Iniciação Científica na Instituição;
V. Promover a divulgação das atividades científicas desenvolvidas pelos docentes e discentes da Instituição, assim como os resultados gerados por meio destas;
VI. Coordenar, acompanhar e estabelecer os mecanismos de controle e aperfeiçoamento do processo de avaliação das atividades de pesquisa;
VII. Elaborar relatórios institucionais que contemplem as atividades do programa de pesquisa.

COORDENAÇÃO

Dra. Leticia Ferro Leal

Coordenadora

Dra. Celine Marques Pinheiro

Vice Coordenadora

Relatórios de Pesquisa

Clique Aqui para obter o Relatório NIP 2012 e 2014.
Clique Aqui para obter o Relatório NIP 2015 e 2016.
Clique Aqui para obter o Relatório NIP 2017.
Clique Aqui para obter o Relatório NIP 2018.
Clique Aqui para obter o Relatório CPGPE - Pesquisa 2019.
Clique Aqui para obter o Relatório CPGPE - Pesquisa 2020.

Receba nossas novidades em primeira mão