03/04/2020 - Alunos trabalham em projeto de telemedicina durante a pandemia de COVID-19

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB juntamente do Hospital de Amor estão realizando em parceria um projeto de teletriagem e telemonitoramento durante a pandemia de COVID-19, que visa orientar, direcionar e monitorar individualmente cada perfil cadastrado nas Unidades Básicas de Saúde – UBS de Barretos.

O primeiro contato da ação é por meio de um link enviado por SMS, contendo um formulário com questões de múltipla escolha relacionadas à saúde e ao dia-a-dia dos pacientes, como: “Quais sintomas você apresenta?”, “Você tem alguma doença crônica?”, “Como se sente em relação a pandemia de Coronavírus?”, “Você tem contato frequente com idosos?”, entre outras.

Após as questões serem respondias, o paciente recebe um diagnóstico básico e os alunos do 6° ano de Medicina entram em ação realizando a análise do relatório e entrando em contato com os pacientes que apresentam 1 ou mais sintomas e/ou que fazem parte do grupo de risco. O contato também pode ser realizado pelo próprio paciente através do número de 0800 enviado junto ao SMS, onde ele pode esclarecer suas dúvidas, pedir informações ou relatar seus sintomas.

É essencial que o questionário seja respondido por todos, para que a equipe entenda o perfil de cada um e identifique as pessoas que estão em estado de alerta ou que precisam de orientações na luta contra o COVID-19.