21/01/2020 - Alunos de Medicina realizaram o "Projeto Maloca" em população indígena, do dia 11 a 19/01

O "Projeto Maloca" é uma ação social, filantrópica, criado por estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, em 2019. Seu objetivo é promover assistência em saúde para populações vulneráveis e residentes em localidades restritas.

A primeira ação do projeto foi realizada em conjunto com a Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo – DSEI, do dia 11 a 19 de janeiro de 2020, na população indígena Xakriabá, em São João das Missões, Minas Gerais.

“O que me motivou a participar deste projeto, foi o intuito de dar atenção às populações que realmente necessitam e que são negligenciadas. Isto é algo que eu quero fazer pelo resto da minha vida e foi muito importante começar agora, estou muito feliz em participar da equipe”, declarou a aluna da FACISB, Julia de Nadai Silva.

Foram 9 meses de preparação e 47 voluntários, que se empenharam para que toda a ação fosse desenvolvida, instigando a humanização, trabalho em equipe e novos conhecimentos culturais e sociais dos participantes.

Os voluntários do “Projeto Maloca” realizaram no total 1.206 atendimentos dentro das especialidades de Medicina da Família, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Psiquiatria, Infectologia, Oftalmologia e Odontologia e também efetuaram exames preventivos, forneceram óculos de grau e doaram medicamentos para a Unidade Básica de Saúde local.

“Enquanto professor da FACISB, é muito gratificante ver a dedicação dos alunos e o que eles estão fazendo pelo projeto. Este tipo de vivência, em populações mais afastadas, são de extrema importância para o crescimento profissional e pessoal deles”, disse o Dr. Wilson Elias de Oliveira.

O “Projeto Maloca” faz parte do Projeto Assistência a Populações – PAP (@pap_facisb), onde também é realizado outras ações sociais como "Projeto Manguinhos" e "Medicina Solidária".

Quer saber mais sobre os projetos do PAP e ajudar? Acesse!