06/01/2020 - Alunos realizarão o

O "Projeto Maloca", organizado por estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB, é um projeto social, filantrópico, sem fins lucrativos, que visa levar assistência médica primária, priorizando as áreas da clínica de Medicina da Família, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Psiquiatria, Infectologia, Oftalmologia e Odontologia, a população indígena de São João das Missões-MG, do dia 11 ao dia 19 de janeiro de 2020.

Por ser uma área de difícil acesso, ter uma população com baixo nível socioeconômico, escassez de profissionais da saúde, e falta de assistência em geral, a área foi escolhida. O objetivo do projeto, além de promover a saúde da comunidade local, é gerar visibilidade para a comunidade diante da sociedade e das instituições públicas locais.

Os objetivos do Projeto Maloca compreendem o acolhimento humanizado aos pacientes, realização de ações educativas com a população, doação de medicamentos para a unidade local, atendimentos clínicos e pediátricos , exames preventivos, atuando, assim de maneira positiva na área indígena da região; a fim de realizar ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da saúde . Além disso, aumentar a qualidade de vida, fornecer acesso à atenção básica e restabelecer a dignidade da pessoa humana.

O projeto realizou dos dias 14 a 16 de dezembro uma viagem de reconhecimento da região para tratar de assuntos de logística e burocracias locais para a ação. Foram orquestradas estratégias junto com os líderes da região para melhor desenvolvimento do projeto na área, a fim de ajudar o máximo possível de pessoas. O projeto está pronto e vai acontecer daqui a pouco! AME CONOSCO ESSE PROJETO.