08/10/2020 - Estudo conduzido pelo Instituto Butantan é realizado em parceria com a FACISB

Hoje, dia 08 de outubro, foram aplicadas as primeiras 10 doses do estudo da vacina SARS-COV-2 contra a COVID-19, conduzido pelo Instituto Butantan e realizado em Barretos no Hospital Nossa Senhora, uma das Unidades do Hospital de Amor, com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, sob coordenação da Dra. Gecilmara Cristina Salviato Pileggi, professora de Pediatria do curso de Medicina da FACISB.

Para a coordenadora do estudo em Barretos, Dra. Gecilmara Cristina, a FACISB e o Hospital de Amor mereciam deixar um legado na pesquisa diante deste cenário mundial, “Barretos é uma cidade que tem o tratamento de saúde como referência no país todo, por isso, fazer o estudo dessa vacina para aumentar a chance de proteção da população é emblemático e histórico, principalmente porque conta com esforços de uma equipe construída por grandes médicos do Hospital de Amor, inclusive egressos da FACISB, e também alunos de Medicina da FACISB”, explicou.

Os testes fazem parte da ampliação do estudo da fase 3, autorizado pela Anvisa, no qual perante a esta parceria estima-se vacinar até 500 voluntários da área de saúde que estão trabalhando na linha de frente, com previsão para serem concluídos até o final de outubro. O coordenador do departamento de oncologia do Hospital de Amor de Barretos e diretor geral da FACISB, Dr. Sérgio Serrano, também está à frente do estudo e foi o primeiro voluntário vacinado em Barretos.

Na testagem os voluntários receberão duas doses da vacina, onde logo na primeira retiram um diário com orientações e um termômetro para se monitorizarem, além de serem acompanhados regularmente pela equipe através de consultas e telemonitoramentos.