História

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB foi criada dentro de princípios humanitários que sempre nortearam a vida de seu patrono, Dr. Paulo Prata, que desde o início de sua brilhante carreira de médico praticava o atendimento humanizado aos doentes carentes e seus familiares.

Com uma metodologia de ensino focada na formação de profissionais competentes, humanistas e éticos, a instituição, cujo funcionamento foi aprovado através da portaria de nº 1.479 de 07 de outubro de 2011 editada pelo MEC, iniciou seu curso de Medicina no primeiro semestre de 2012

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata - FACISB tem como mantenedora a Sistema Med Serviços Educacionais S.A., sediada à Av. Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100, no Município de Barretos, Estado de São Paulo.

Reconhecendo a importância e a necessidade de cursos de educação superior que formassem profissionais comprometidos com saúde, educação e pesquisa, a Sistema Med Serviços Educacionais S.A., por iniciativa de seus dirigentes, voltou-se para a criação da Instituição de Ensino Superior, A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, sediada na cidade de Barretos,  Estado de São Paulo.

A SISTEMA MED SERVIÇOS EDUCACIONAIS S/A constituiu uma equipe de trabalho, formada por profissionais da saúde e da educação, mestres e doutores com larga experiência docente e técnico-administrativa no âmbito superior para, mediante estudos, coordenar a elaboração de projeto pedagógico, sob as bases das novas concepções, metas e diretrizes, repensando a questão da formação de profissionais, enfocando o uso das recentes tecnologias no processo ensino-aprendizagem e que viessem ao encontro das necessidades e dos interesses da população da cidade e região.
A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata tem como missão: "Compromisso permanente em oferecer educação superior na área da saúde com excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa".

As políticas institucionais para o cumprimento desta missão estão fundamentadas em compromissos e valores que permeiam a construção dos Projetos Pedagógicos de seus cursos. Ciente de sua responsabilidade social a Instituição se propõe a oferecer cursos de graduação na área da saúde diferenciados em vários aspectos, a partir de seus pressupostos, dentre os quais destacam-se os seguintes compromissos: COMPROMISSO EDUCACIONAL, COMPROMISSO SOCIAL, COMPROMISSO CULTURAL.

Estes três compromissos como fundamentos, que emergem em todos os propósitos de atuação, pelos quais foram delineados os objetivos dos Cursos se reúnem na proposta de que o ensino, a atenção à saúde e a pesquisa para o desenvolvimento das ciências da saúde são interdependentes nos seus processos de consecução e de evolução e que, assim sendo, deve caber à escola médica um papel catalisador na convergência do aprendizado, da assistência e da ciência que objetivam o mais alto ideal de saúde humana, como aquele que é proposto pela Organização Mundial de Saúde.

Patrono – Dr. Paulo Prata
"Não há remédio que faça efeito sem que primeiro se restabeleça a dignidade humana"
Dr. Paulo Prata

Nasceu em Mirassol, SP, em 28 de janeiro de 1924. Filho do médico Radiologista e poeta Ranulpho Hora Prata e da professora Maria da Gloria Brandão Prata. Logo aos dois meses de vida, a família mudou-se para Santos, no litoral Paulista, onde fixaram residência.

Tendo realizado os cursos primário e secundário em Santos, Paulo Prata ingressou na Faculdade de Medicina da USP, onde se formou em 1949, juntamente com sua esposa Scylla Duarte Prata, com quem se casara um ano antes. Tiveram cinco filhos: Cristina, Paulo, Beatriz, Henrique e Clarice.

Dr. Prata aprimorou sua formação universitária, escrevendo trabalhos científicos; alguns deles, premiados. Defendeu tese de Doutorado na FMUSP, sendo aprovado com nota 10, com louvor e distinção, em concorrido concurso na época, cuja banca examinadora foi composta pelos renomados professores Renato Lochi, Edmundo Vasconcelos, Alípio Corrêa Netto, Mario Degni e Daher Cutait.
 Com a família, Dr. Paulo mudou-se para o interior. Percebendo as dificuldades que os portadores de câncer, residentes no interior, enfrentavam para se tratar na capital, criou a Fundação Pio XII, em 1967, junto com sua esposa, Dra Scylla e com o apoio, entre outros, do Sr. Antenor Duarte Villela, transformando o hoje histórico Hospital São Judas Tadeu, da rua 20 de Barretos, no primeiro hospital de câncer do interior paulista.

Baseado em suas sólidas formações humana e universitária, criou princípios que norteiam vários setores dessa Fundação até hoje, como a priorização de atendimento humanizado aos doentes carentes e aos seus familiares, em regime de tempo integral, dedicação exclusiva e caixa-único por parte do corpo clínico, incentivo à atualização e publicação científica, prevenção de câncer, bem como a formação de novos profissionais.

Missão
Compromisso permanente em oferecer educação superior na área saúde com excelência acadêmica e com responsabilidade social, fundada nos princípios da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa.

Visão
Ser uma instituição focada na área da saúde cada vez mais reconhecida pela capacidade de gerar conhecimento e inovações, bem como promover a inclusão social e consolidada alianças nacionais e internacionais, quando nas diversas áreas de conhecimento com eficiência, com agilidade e com adequada dimensão em sua estrutura acadêmico-administrativa, assegurando a sua contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade.

Receba nossas novidades em primeira mão