Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
  • +55(17) 3321-3060
  • Portugues
  • English
  • Spanish
  • Italian

Destaque

Estudantes e profissionais da área de saúde participam do 1º Hackathon Challenge.

Estudantes e profissionais da área de saúde participam do 1º Hackathon Challenge.

Em parceria com a instituição norte-americana Rice University, a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata e o Hospital de Amor realizaram nos dias 7 e 8 de maio o 1º Hackathon Challenge de biotecnologia e de painéis sobre temas relacionados ao câncer e outras doenças crônicas. O simpósio pela primeira vez no país reuniu em Barretos estudantes e profissionais da área de saúde das três instituições.

Alguns alunos da FACISB e Rice foram desafiados a discutir e desenvolver soluções de tecnologia para aprimorar a saúde pública, além de conhecer as experiências do astronauta brasileiro Marcos Pontes e participar de palestras mediadas pelos médicos e pesquisadores do Hospital de Amor.

Divididos em sete equipes, os estudantes se uniram a fim de criar projetos, tal como: software voltado para a comunicação eletrônica; dispositivo automático para a aplicação de doses de radiofármacos; dispositivo portátil de bomba a vácuo; dispositivo portátil de fixação para o processamento dos tecidos biológicos com a inclusão automática de parafina para operação em qualquer ambiente; aplicativo visando o controle de qualidade, monitoramento dos efeitos da quimioterapia e orientações pré-operatórias.

A apresentação de cada ideia destacou o potencial dos participantes envolvidos na ação, onde fizeram história no evento.