Ambiente de Aprendizagem

Laboratório Morfofuncional

Permite ao aluno estudar os sistemas orgânicos humano em seus aspectos macroscópicos, microscópico, na normalidade e nas alterações patológicas. Equipado com manequins de peças Anatômica, Histológica, Embriológica e Patológica).

Laboratório de Anatomia

Ambiente apto ao estudo dos sistemas orgânicos do corpo humano através da manipulação de peças cadavéricas previamente preparadas, além da possibilidade da correlação das estruturas anatômicas com exames de imagem.

Multidisciplinares

Ambiente composto por bancadas para estudo e manuseio de líquidos corporais, amostras microbiológicas, ensaios fisiológicos e cenário de desenvolvimento de pesquisas.

Laboratório de Técnica Cirúrgicas

Local especializado, cujos aparatos instrumentais são para a realização de dissecção experimental, treinamento de técnicas de sutura, punção venosa e instalação de acessos vasculares, drenagem cavitária e demais atividades de demanda em Habilidades Médicas.

Laboratório de Informática

Conta com 45 computadores e capacidade para projeção em tela. Atende diversas atividades com base em software ou para análise de exames médicos de imagem. Durante o curso, provas online, atividades de medicina baseada em evidências e de radiologia são desenvolvidas neste laboratório.

Habilidades Médicas

O Laboratório de Habilidades Médicas é constituído por uma sala principal e 8 consultórios equipados com manequins, materiais e equipamentos médicos. As atividades que acontecem, são práticas de habilidades médicas com os pacientes simulados (atores), pois neste, os consultórios são espelhados e os docentes permanecem atrás do vidro para avaliar as atividades e provas práticas, sendo a comunicação por áudio.

Enfermaria

A Enfermaria simulada é uma área com 7 leitos adultos simples e 1 leito pediátrico, as atividades que acontecem neste cenário são de habilidades, através dos manequins de baixa fidelidade (não possuem nenhuma tecnologia e são para treinamentos repetitivos), além de ser equipada com todos os materiais e equipamentos hospitalares. Possui também a Farmácia Simulada contendo medicações e uma bancada de prescrição.

Centro de Simulação Realística

O Centro de Simulação contém um leito hospitalar no qual fica o manequim de alta fidelidade (SimMan 3G - tecnologia avançada), um simulador adulto, totalmente wireless, que proporciona funcionalidade clínica com várias respostas imediatas bem próximas as fisiológicas, com a finalidade de treinar desde habilidades básicas á avançadas. O espaço físico conta com vários equipamentos e materiais hospitalares, tais como: ventiladores mecânicos, suporte para soro, bomba de infusão, desfibrilador, régua de gases e carrinho de emergência completo, dentre outros materiais, que são encontrados em cenários práticos reais. As atividades que acontecem são sempre cenárias previamente programados e que os finais, dependem das condutas e ações médicas realizadas.

Biblioteca Dr. Ranulpho Prata

O acervo da Biblioteca, em expansão no momento, conta atualmente com 7.188 exemplares em 1010 títulos, 13 dicionários e mais 1000 títulos de livros eletrônicos para serem baixados pelos alunos. 

O acervo é aberto aos alunos e conta com 20 estantes deslizantes modulares, com movimentação mecânica tornando fácil e ágil a pesquisa. O Software utilizado é o Sophia Biblioteca que permite a consulta, renovação e reserva online do acervo da FACISB.

Possui múltiplas escrivaninhas para estudo individual, equipadas com computadores. A metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada na FACISB, faz com que o estudante seja o centro deste processo, mas oferece ambientes apropriados para que o conhecimento seja construído ao seu modo.

Salas para estudos em equipes também são disponibilizadas, onde os estudantes podem compartilhar o conhecimento construído e acelerar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem estabelecidos em cada fase do curso.

Acessibilidade
Toda a biblioteca é acessível a cadeirante, e temos o software DOSVOX instalado nos computadores de consulta para deficientes visuais.

Recursos de Tecnologia Assistiva – disponibiliza livros e teclado em braile, lupas, regletes para escrita em braile e calculadora com áudio para deficientes visuais.

Teatro Anna Hora Prata

Com o objetivo de atender tanto a comunidade interna quanto externa, para eventuais eventos. O Teatro Anna Hora Prata, dispõe de uma estrutura com capacidade para 557 pessoas, incluindo portadores de necessidades especiais. Todas as poltronas possuem pontos de energia, palco de 115 m², projetor com tela de 250 polegadas, iluminação e som automatizados. Contato para locação: diretoria@facisb.edu.br

Sala para Pequenos Grupos

Salas equipadas com mesa, lousa e projetor de mídia possuem a capacidade para até 15 alunos sentados confortavelmente com o seu facilitador. Estas salas são usadas para atividades conceituais centradas no estudante, onde acontecem tutorias, facilitação de Casos Clínicos (CBL), teorizações de Estágios Curriculares e outros.

Salas para Grandes Grupos

Salas equipadas com computador, lousa, tela refletiva e projetor de mídia possuem a capacidade para 45 até 90 alunos sentados confortavelmente. Estas salas são usadas para atividades conceituais centradas no estudante como a Aprendizagem Baseada em Equipes ou TBL, que embora seja uma atividade de pequenos grupos, demanda maior espaço físico para seu desenvolvimento.

Cenários Externos

Os ambientes de aprendizagem são cenários importantes para o aprendizado dos discentes que atuam inseridos na comunidade desde o primeiro ano do curso de Medicina. Essa inserção promove o desenvolvimento de habilidades e competências e estreita o vínculo com as equipes de saúde desses serviços, levando o discente a conhecer a realidade do SUS.

A atuação dos discentes visa a colaboração com a equipe no processo de trabalho, almejando a melhoria da assistência através da prevenção de doenças e promoção de saúde, a fim de impactar a qualidade de vida da população.

Os locais que compõe a rede de atenção primária, secundária e terciária de Barretos e região, que são parceiros, funcionam como cenários externos de aprendizagem para os alunos da FACISB.

Hospital de Amor, AME, Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Unidades Básicas de Saúde, IRCAD América Latina, Hospital Municipal de Bebedouro Julia Pinto Caldeira, Casa transitória André Luiz e SAMU Barretos, são exemplos de cenários onde os alunos podem desenvolver a competência médica através da interação com o paciente desde o início do curso até o internato médico e por todos os níveis de atenção à saúde.

Receba nossas novidades em primeira mão