Calendário Acadêmico

Principios Gerais da Avaliação

Frequência, Faltas e Atestados

Atividades Complementares

Príncipios Gerais de Avaliação

Definição, Princípios e Aspectos Gerais do Sistema de Avaliação
A aplicação das avaliações deve seguir o calendário institucional previamente determinado pelas Coordenações dos Módulos/Unidades e Coordenação do Curso de Medicina. Alterações do calendário institucional devem ser evitadas e só serão permitidas mediante justificativa aprovada pelas coordenações envolvidas. Caso necessário, pequenas alterações podem ser efetuadas pelas Coordenações dos Módulos/Unidades com anuência da Coordenação do Curso de Medicina e da Unidade de Educação Médica. Em qualquer mudança, será apresentada justificativa dentro de tempo hábil, para a devida divulgação aos alunos.

Art.1. O sistema de avaliação da aprendizagem da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB será regido por este regulamento, pelo regimento geral da FACISB e pelos preceitos legais presentes na lei 9.394/96. Este regulamento descreve o conjunto de normas que regem os processos avaliativos para aferição da performance e progressão do aluno ao longo do curso de Medicina, em seus diferentes Módulos (Horizontais, Verticais e Exploratórios), Internato Médico - Estágios Curriculares e Componentes Optativas. Este regulamento não rege as avaliações de caráter estritamente formativo.

Art.2. A avaliação da aprendizagem é parte fundamental do processo de formação discente e orienta-se de acordo com os seguintes princípios:

Art.3. Os processos avaliativos, a partir da coleta sistemática de dados, auxiliam na obtenção, para docentes e discentes, de informações sobre a eficácia e os efeitos do processo educativo, catalisam a aprendizagem dos discentes e auxiliam nos processos de tomada de decisão relacionados à classificação e progressão dos discentes.

Art.4. Visando o alinhamento construtivo (constructive alignment), as avaliações são organizadas em função dos objetivos de aprendizagem e atividades correspondentes.

§1. Cada avaliação deverá aplicar instrumentos adequados, de acordo com o componente que se pretende medir. Nas avaliações, serão considerados os seguintes componentes:

I. Conhecimento;
II. Competência (Prática: clínica, laboratorial e outras);
III. Atitude e comportamento.

Os contextos associados a cada cenário de aprendizagem condicionam a seleção dos instrumentos de avaliação e a definição de regras específicas para a avaliação em cada situação.
O desempenho do aluno será avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

CLIQUE AQUI para obter o Regulamento do Sistema de Avaliação da Aprendizagem da FACISB
CLIQUE AQUI para baixar a Matriz Curricular da FACISB

Receba nossas novidades em primeira mão