Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
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Comissões

ATO: DG.15.2016 - CRIAçãO: 19/04/2016

O N√ļcleo de Apoio Psicopedag√≥gico ‚Äď NAPP √© componente da estrutura acad√™mica da Faculdade de Ci√™ncias de Sa√ļde de Barretos Dr. Paulo Prata ‚Äď FACISB. Consiste numa a√ß√£o multidisciplinar voltada para o atendimento e orienta√ß√£o dos acad√™micos da FACISB, no que tange √† supera√ß√£o de dificuldades no processo de aprendizagem, no campo do relacionamento interpessoal e dist√ļrbios comportamentais e cognitivos que afetem o desempenho acad√™mico, bem como o apoio did√°tico-pedag√≥gico aos docentes.

O encaminhamento poderá ocorrer por solicitação voluntária e/ou busca ativa, sem prejuízo de que para tal, possa receber sugestão de qualquer um dos elementos da comunidade educativa (alunos, funcionários, docentes, familiares e amigos).

Quem tem conhecimento do acompanhamento?
- Os profissionais que comp√Ķem o NAPP acompanham todo o processo e evolu√ß√£o dos assistidos;
- A informa√ß√Ķes s√£o registradas de forma codificada, com total garantia de confidencialidade, garantindo privacidade e sigilo dos usu√°rios;
- Todos participantes do NAPP assumem um compromisso de confidencialidade durante e após a conclusão do processo de acompanhamento.

E-mail: napp@facisb.edu.br
Telefone: 3321-3060 (ramal 217)
Pessoalmente: Sala de Atendimento ao Aluno (Piso Superior Bloco A)

Atividades realizadas

A atua√ß√£o do N√ļcleo se operacionaliza de maneira organizada e cient√≠fica, com base em campos de estudos espec√≠ficos, a partir das seguintes modalidades:

I- Atendimento Individual, com o fim de diagnóstico e orientação;
II- Atendimento em grupos de apoio, com o fim de contribuir com o desenvolvimento de aspectos que incidam sobre o processo de aprendizagem, por meio de encontros e/ou oficinas;
III- Encaminhamento, caso necess√°rio, para acompanhamento com outros profissionais.

Dentre as atividades que realiza, citam-se:
- Programa de Recepção e Integração de Ingressos (PRINT);
- Programa de Nivelamento;
- Programa de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais (PANEE);
- Programa de Monitoria;
- Programa Alumni FACISB.

- Programa de Recepção e Integração de Ingressos (PRINT)

O Programa de Recep√ß√£o e Integra√ß√£o de Ingressos (PRINT) constitui-se como um programa de recep√ß√£o, acolhida e transmiss√£o de informa√ß√Ķes aos alunos ingressos, tendo como finalidade principal o acolhimento e ambienta√ß√£o desses ingressantes na institui√ß√£o.

√Č realizado atrav√©s de uma programa√ß√£o especial desenvolvida em conjunto com v√°rios outros setores da FACISB (administrativo, coordena√ß√£o de curso, doc√™ncia) como forma de acolhimento aos ingressos.
Imagens



- Programa de Nivelamento

O Programa Institucional de Nivelamento da Faculdade de Ci√™ncias da Sa√ļde de Barretos Dr. Paulo Prata ¬Ė FACISB corresponde a atividades e m√≥dulos oferecidos, primeiramente aos alunos matriculados no primeiro e segundo per√≠odos dos cursos de Gradua√ß√£o da FACISB, visando possibilitar ao acad√™mico rec√©m-chegado √† Institui√ß√£o a ado√ß√£o de m√©todos pedag√≥gicos que permitam a reorienta√ß√£o do processo ensino-aprendizagem e o resgate de conte√ļdo a ser melhor assimilado pelo aluno advindo do Ensino M√©dio, essenciais ao aprendizado acad√™mico. Por orienta√ß√£o do atendimento psicopedag√≥gico, da coordena√ß√£o do curso e de docentes, podem ser atendidos alunos matriculados em qualquer per√≠odo do curso.

O Programa Institucional de Nivelamento tem por objetivos gerais:
I- Reduzir problemas como a evas√£o ou reprova√ß√£o do aluno j√° nos primeiros per√≠odos do curso, ensejando, primeiramente, a ado√ß√£o de m√©todos pedag√≥gicos que permitam a reorienta√ß√£o do processo ensino-aprendizagem e o resgate dos conte√ļdos n√£o assimilados pelo aluno advindo do Ensino M√©dio, essenciais ao aprendizado acad√™mico;
II- Propiciar a recuperação e o aprimoramento de conhecimentos básicos e imprescindíveis ao prosseguimento dos estudos;
III- Favorecer o acompanhamento dos componentes curriculares e/ou conte√ļdo do curso, amenizando as dificuldades dos alunos;
IV- Promover um ambiente de equalização dos saberes considerados pré-requisitos para o prosseguimento de um curso superior;
V- Promover a inclus√£o universit√°ria dos alunos com dificuldades em conte√ļdos b√°sicos;
VI- Propiciar a construção de competências básicas para o domínio da Leitura e Produção de Textos bem como dos conhecimentos de Biologia, Raciocínio Lógico e Estatística.
VII- Promover um trabalho integrado e interdisciplinar entre o programa e a graduação;
VIII- Suscitar uma mudança de atitude do aluno em relação ao seu processo de aprendizagem, considerando a autoaprendizagem como fator essencial para seu desenvolvimento;
IX- Propiciar interatividade entre docentes e alunos nesse processo de resgate de conhecimentos;

Atualmente, além dos atendimentos individuais e em grupo com os docentes da FACISB, a faculdade oferece três módulos específicos para Nivelamento: Leitura e Produção de Textos, Biologia, Raciocínio Lógico e Estatística.
A participação nos módulos que integram o Programa Institucional de Nivelamento é orientada e recomendada aos alunos, excluindo a sua obrigatoriedade.



- Programa de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais (PANEE)

No intuito da efetiva√ß√£o de uma educa√ß√£o inclusiva, o NAPP (N√ļcleo de Apoio Psicopedag√≥gico) prev√™ dentre as suas a√ß√Ķes, o Programa de Apoio √†s Necessidades Educacionais Especiais ¬Ė PANEE.

O PANEE √© um conjunto de atividades que visa propiciar um ambiente educacional √† comunidade acad√™mica que possua Necessidades Educacionais Especiais ¬Ė NEE (pessoas cegas, com res√≠duos visuais e ou auditivos, surdos, defici√™ncia f√≠sica, m√ļltipla, transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdota√ß√£o). Tais a√ß√Ķes t√™m por objetivo assegurar a plena inclus√£o educacional.

Principais atividades:
- Elaborar Plano de Atendimento Educacional Especializado, organização de Recursos de Acessibilidade e de Tecnologia Assistiva;
¬Ė Oferecer apoio psicol√≥gico, did√°tico-pedag√≥gico aos alunos com NEE e seus professores;
-Articular atividades extracurriculares na √°rea das necessidades educacionais especiais;
-Trabalhar de forma articulada com a Comissão de Acessibilidade e Diversidade que trata diretamente da adaptação de espaços físicos na FACISB.
¬Ė Reunir com a coordena√ß√£o acad√™mica e de curso que poder√° receber alunos com NEE, em seguida da efetiva√ß√£o do registro acad√™mico, no sentido de orientar sobre as necessidades do aluno.
¬Ė Oferecer orienta√ß√Ķes acad√™micas e de conviv√™ncia sobre os alunos com Necessidades Educacionais Especiais na FACISB aos professores e t√©cnico-administrativos;
- Auxiliar na transcrição de material em formatos acessíveis (livros, apostilas, provas, etc.) em grafia ampliada, Braile e para utilização de software leitor de tela;
- Oferecer capacitação de LIBRAS para professores e funcionários da FACISB;
- Providenciar intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) quando necessário;
- Fazer o acompanhamento para recebimento do estudante cego no sentido de favorecer o conhecimento do espaço físico da IES;
- Disponibilizar acompanhamento, por período necessário, até que o estudante cego construa o mapa mental dos espaços da IES;



- Programa de Monitoria;

O programa de Monitoria corresponde ao conjunto de atividades de apoio acadêmico realizadas sob a orientação de professor (es), por alunos regularmente matriculados na FACISB.

O setor de apoio ao estudante NAPP (N√ļcleo de Apoio Psicopedag√≥gico) juntamente com a Comiss√£o de Monitoria da FACISB orienta os docentes interessados em terem monitores nas suas atividades, acompanha a publica√ß√£o do edital de inscri√ß√£o e sele√ß√£o de candidatos √†s vagas de monitorias, divulga as propostas de monitorias a serem oferecidas, o n√ļmero de vagas, per√≠odo e local de inscri√ß√£o e oferece apoio aos docentes e alunos monitores durante a realiza√ß√£o das atividades.

A Monitoria √© exercida √ļnica e exclusivamente em ambientes acad√™micos da FACISB e se caracteriza:
I- Pela coleta de dados e informa√ß√Ķes que possam contribuir para a prepara√ß√£o das aulas e de outras atividades vinculadas √†s atividades monitoradas;
II- Pelo auxílio ao professor na preparação do material didático e paradidático a ser utilizado nas atividades monitoradas;
III- Pela colaboração com o professor nas aulas, seminários, trabalhos práticos e de laboratórios vinculados às atividades monitoradas;
IV- Pelo auxílio ao professor nas pesquisas vinculadas às atividades monitoradas;
V- Pelo auxílio ao professor em outras atividades acadêmicas vinculadas às atividades monitoradas;



Programa Alumni FACISB

O Programa Institucional de ALUMNI FACISB objetiva manter contato com os estudantes após a conclusão dos seus cursos de Graduação, orientando-os na prática profissional, na colocação no mercado de trabalho e na aquisição continuada de novos conhecimentos. Além disso, há o interesse em manter a integração entre os egressos, estudantes regularmente matriculados e professores, promovendo um canal constante de comunicação.

Ademais, a mais eficiente e consistente divulgação institucional é aquela feita por meio do depoimento dos estudantes e ex-estudantes, o que incentiva a manutenção de vínculos com aqueles que foram capacitados pela Instituição.

Objetivos Específicos:
Consta como objetivos do Programa Institucional ALUMNI FACISB:

- Acompanhar a inserção do egresso no mercado de trabalho;
- Analisar o desempenho da instituição, através do acompanhamento do desenvolvimento profissional do ex-aluno;
- Apresentar sugest√Ķes de avalia√ß√£o e adequa√ß√£o do curr√≠culo atrav√©s da realimenta√ß√£o por parte dos ex-alunos, tendo os egressos como fonte de informa√ß√£o sobre o curso e a faculdade, no intuito de melhoria da qualidade educacional;
- Auxiliar na criação de indicadores confiáveis para a avaliação contínua das técnicas e métodos didáticos empregados pela FACISB;
- Avaliar o grau de satisfação com a instituição, em conformidade com as exigências do mercado de trabalho;
- Promover o contato permanente com os ex-alunos.



Membros Técnico Administrativo

Rosimeire Ferreira Mendes
Es Rosimeire Ferreira Mendes (COORDENADORA)

rosimeiremendes@facisb.edu.br